quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Produzindo Desfile - Loucura Total

Quando a gente ouve falar em desfile logo nos vem à cabeça imagens de modelos fazendo carão, glamour, gente bonita, mais glamour e depois mais glamour... rsrs. Como eu já disse em um post anterior Desfile em Ibatiba/ES... O Backstage, um desfile envolve muito mais antes de tudo isso. 



Em algumas semanas acontecerá na Praça do Papa uma feira de cursos, onde estarão presentes representantes da maioria dos cursos técnicos ofertados no estado em stands. O curso de Modelagem do Vestuário que eu faço, fará um dos dois desfiles da noite de 18 de Outubro. Desde então, fui convidada juntamente com Fabiano Moysés e Laiany Nunes para participar da produção, e de cara aceitei. rs* Já sabia que daria muito trabalho, mas a sede de moda falou bem mais alto, e em meio à muitos trabalhos pra entregar, volta das aulas na faculdade depois da greve, monografia pra terminar, estou já há algumas semanas nessa correria.






1- O tema da feira esse ano é SUSTENTABILIDADE (cada vez mais presente), e para iniciar o trabalho pesquisamos sobre o assunto até chegar à um conceito dentro do tema. Pra quem nunca entendeu as loucuras das passarelas, elas são baseadas nesses temas e conceitos, e são feitos para esse debate que é gerado por semanas ou até meses após. 
2- A partir do conceito, trabalhamos com as turmas que estão confeccionando as peças, a paleta de cores e matéria prima - inclusive futuros modelistas incríveis de se trabalhar - . 
3- Feito isso, passamos pra tudo que diz respeito à estrutura, passarela (tamanho, profundidade, altura), iluminação, decoração, layout. 
4- Decidir make, cabelo. 
5- Trilha sonora, fundamental, afinal tudo tem que dialogar. Nós temos que lembrar sempre que estamos lidando com as sensações do público, e a música vai ajudar a assimilar todo o visual da passarela e da proposta. 
6- Além de tudo isso, nós somos responsáveis também por proporcionar um dia de trabalho o menos estressante possível, já que as coisas acontecem rápido demais, com uma grande equipe, precisamos nos certificar que tenha água, algum "lanchinho", tudo de fácil acesso, porque o tempo é algo que não se pode desperdiçar. Motivação da equipe sempre!
7- Enquanto todos os itens acima estavam tomando forma, as modelos já ensaiavam comandadas por Fabiano Moysés e com a ajuda experiente de Laiany Nunes que já fez importantes desfiles aqui no estado - inclusive três VMS -. Sim, nosso desfile não terá modelos profissionais, por isso contamos com a boa vontade de alunas de diversos cursos da instituição (CEET Vasco Coutinho), e desde já agradeço à todas!


A correria ainda não acabou, apesar de toda essa correria eu e Laiany, estamos confeccionando a nossa peça em dupla para o desfile, e digamos que a gente acaba optando pelas coisas mais trabalhosas de se fazer. Tudo corrido, uma maratona, mas uma delícia. Todo esse contato com a moda que eu não tinha antes me faz acreditar ainda mais no meu potencial e sempre me lembrar que eu posso conseguir o que tanto sonho, só preciso continuar focada, com determinação, muito estudo e aproveitando essas oportunidades de experiência que tenho conseguido ao longo desse ano.

Espero que eu tenha conseguido passar uma ideia do que acontece por trás dos flash's, painéis, cortinas, dias ou semanas antes do dia D. Depois do evento trago as fotos e todo trabalho da nossa peça, antes dela desfilar lindamente. 


Nenhum comentário: